PESQUISAS ACADÊMICAS

Segmentação do mercado musical: Novas formas de segmentação em contraste com os "gêneros musicais"
Autor: Lucas Pulice
Instituição: USP - EACH
Resumo
O objetivo do presente trabalho é abordar o impacto e as consequências das mudanças tecnológicas na segmentação do mercado musical. O principal tema abordado nessa monografia é a inadequação do termo “gêneros musicais” como parâmetro para essa segmentação.
O mercado musical foi amplamente alterado nos últimos anos. O presente trabalho reúne material que retrata o contexto da segmentação da indústria fonográfica até os anos 90 e compara com novas formas que ouvintes usam para buscar músicas em sites de reprodução online, a partir dos anos 2000. Por se tratar de um momento de transição, esse estudo é exploratório, baseado em referências bibliográficas, análise de conteúdo em sites e em um documentário, além de entrevistas com especialistas. Busca-se aqui apresentar o tema da segmentação sob diferentes pontos de vista: pesquisadores da música popular brasileira, professores de marketing e jovens músicos e produtores.
Através da análise das entrevistas e pesquisas bilbliográficas nota-se que as novas plataformas musicais na internet categorizam os artistas e disponibilizam suas músicas aos ouvintes de diferentes formas, apresentando opções musicais com associações que extrapolam os gêneros musicais.
Com o avanço da tecnologia, mais possibilidades têm os ouvintes de interagir com a música. Se em outros tempos o mercado ficou concentrado nas mãos de grandes gravadoras, que praticamente ditavam as regras de mercado, a partir do século XX esse cenário muda. Os resultados mostram que os novos atores da cadeia produtiva da música estão reinventando a segmentação desse mercado, apesar do enraizado conceito de gêneros musicais.
Palavras-chave: Indústria Criativa, Mercado musical, Segmentação, Gêneros musicais.